Eficiência na Indústria Automóvel

 

 

 

 

O AUTO.AR - Eficiência Elétrica na Utilização do Ar Comprimido na Indústria Automóvel é um projeto que surgiu da constatação do grande potencial de poupança energética associado a uma utilização mais eficiente do ar comprimido.

Com efeito, o ar comprimido é responsável por 10% a 20% da eletricidade consumida pela indústria portuguesa e estima-se que cerca de 30% da energia consumida na sua produção seja desperdiçada.

Assim, a INTELI realizou um inquérito realizado junto de 15 empresas do setor automóvel no sentido de aferir da pertinência do ar comprimido no contexto da eficiência energética. Este inquérito, que revelou consumos médios anuais de energia elétrica associados ao ar comprimido na casa dos 12.000 MWh e potências médias das instalações de ar comprimido da ordem dos 300 kW, confirmou um grande espaço para aumentar a eficiência até porque muitas das empresas nunca haviam dedicado atenção a esta área.

Além da realização totalmente gratuita de auditorias aos sistemas de ar comprimido de 20 empresas, este projecto dará ainda formação sobre a gestão eficiente de energia e produzirá um relatório de boas práticas. Em termos quantitativos, e tomando como referência apenas as 20 empresas auditadas, estima-se a redução efetiva de consumo de energia elétrica em cerca de 139.830€ anuais.

O AUTO.AR é promovido pela Gas Natural Fenosa e financiado pela ERSE através do programa PPEC, sendo implementado pela INTELI com o apoio do CEIIA.

 

Objectivos

Reduzir os consumos de energia elétrica, através da melhoria da eficiência das instalações de ar  comprimido nas empresas do setor automóvel

Informar e promover junto das empresas do setor automóvel os benefícios associados ao uso eficiente da energia, quer do ponto de vista da redução do consumo energético quer do ponto de vista ambiental

Incentivar e apoiar as empresas auditadas, bem como a introdução de medidas de eficiência energética e racionalização de consumos de energia elétrica

Capacitar os recursos humanos das associações empresariais e empresas de métodos e conhecimentos que lhes permitam racionalizar dos consumos de energia elétrica

Dar conhecimentos às empresas para que estas assumam um comportamento dinâmico e efetuem uma análise crítica aos seus consumos.

 

Parceiros

Gas Natural Fenosa, EWEN e Cluster da Mobilidade.

 

Mais informação   www

 

  • Bookmark and Share