Melhores Cidades



 

 

 

 

 

 

 

 

O trabalho desenvolvido pela Inteli nesta área de intervenção estratégica tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento integrado dos territórios em termos económicos, sociais, culturais e ambientais, através do apoio às políticas públicas e às estratégias dos atores locais nas áreas do empreendedorismo, conhecimento, criatividade, sustentabilidade e inovação social.

A INTELI reune um conjunto de expertise ao nível da investigação, concepção de propostas inovadoras, criação de indicadores de avaliação e um conhecimento integrado com as valências de diagnóstico, Benchmarking e planeamento que lhe permitem desenvolver projectos integrados, com um efeito multiplicador para a sustentabilidade socioeconómica das cidades.

A INTELI coopera com cerca de 50 cidades de países diversos como: Espanha, Itália, Reino Unido, França, Finlândia, Roménia, Hungria, Eslovénia, Grécia, Bulgária, Estónia, Polónia e Brasil. A nível nacional, a INTELI desenvolve uma colaboração sistemática com autarquias portuguesas, quer numa lógica formal quer informal. A rede RENER - Living Lab para a Sustentabilidade é o instrumento privilegiado para a intervenção territorial. As cidades que a integram funcionam como áreas de experimentação e teste de soluções inovadoras.

 

Áreas estratégicas

ECONOMIA & EMPRESAS - Revitalização das economias locais e regionais, através do estímulo ao empreendedorismo e da capacitação dos territórios para reconverter sectores em declínio em áreas de maior valor acrescentado.

CULTURA & CRIATIVIDADE - Estímulo à inovação no sector cultural e criativo para o desenvolvimento das cidades e regiões, numa lógica de articulação entre a regeneração urbana e a revitalização económica e social.

SUSTENTABILIDADE & URBANISMO - Promoção da sustentabilidade das cidades e regiões nos domínios da mobilidade, eficiência energética e energias renováveis, técnicas e materiais de construção e gestão da água e resíduos.

GOVERNAÇÃO & SOCIEDADE - Fomento da inovação institucional e social, a nível local e regional, conducente à construção de uma sociedade mais transparente, justa e solidária, com forte sentido de cidadania.

 

Parceiros

 

  • Bookmark and Share