CREALAB - REDE DE LIVING LABS CRIATIVOS DO ESPAÇO SUDOE


Brochura Crealab




 



O projecto centra-se na criação e experimentação de um modelo de living lab a nível local/regional e da sua dinamização através de uma rede transnacional no espaço SUDOE de forma a ultrapassar as dificuldades de cooperação entre os diferentes atores estratégicos, nomeadamente empresas, centros de investigação, organismos públicos e utilizadores, numa lógica de inovação aberta. Procura ir de encontro à necessidade de reconverter as actividades produtivas tradicionais do espaço SUDOE através da transferência de tecnologia e incorporação de criatividade e inovação nos seus produtos e processos produtivos, segundo uma filosofia de living lab.

A INTELI, enquanto líder do projecto, assume um papel de coordenação e gestão das actividades em articulação com a partilha de conhecimento e experiência com os restantes parceiros, sendo inclusivamente responsável pela elaboração de um mapeamento do potencial criativo e dos sectores tradicionais nas regiões envolvidas no projecto CreaLab.


Objectivos

Criar uma rede de cooperação transnacional de Living Labs criativos, a nível local e regional, para fomentar a experimentação e desenvolvimento de produtos, serviços e soluções com elevado valor acrescentado.

Promover a transferência de tecnologias e o desenvolvimento de projectos conjuntos, em resultado da colaboração entre empresas, centros de conhecimento, organismos públicos e utilizadores, numa filosofia de inovação aberta.

Articular o sector criativo e os sectores tradicionais, nomeadamente o têxtil, mobiliário, turismo ou agricultura.

Fomentar a incorporação de criatividade e inovação nos produtos e serviços dos sectores tradicionais, induzindo efeitos multiplicadores para a economia.

Transformar os territórios em laboratórios de experimentação de novos produtos, serviços e soluções inovadores.

Desenvolver processos de apoio ao empreendedorismo e à criação de novas empresas com base no potencial endógeno dos territórios.

Integrar os utilizadores no processo criativo, com vista a identificar comportamentos e necessidades emergentes, assim como facilitar a adopção de soluções inovadoras.


Parceiros

INTELI – Inteligência em Inovação (Portugal) – líder da parceria, CLAND- Cluster Digital e Audiovisual de Andaluzia (Espanha), FUNDITEC - Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Espanha), Associação Cluster do Conhecimento de Extremadura (Espanha), Município de Penela (Portugal) e Comunidade de Aglomeração de Grand Angoulême (França). 



Vídeo do projecto 

 


  • Bookmark and Share