Crescer com eficiência: promoção da eficiência energética em casas de acolhimento para jovens












 

O projeto "Crescer com eficiência" é uma candidatura aprovada no âmbito do PPEC 2013/2014 (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo). A iniciativa tem por base a parceria entre o Instituto Superior Técnico (Centro de Investigação IN+) e a INTELI. Uma aliança virutosa, já com provas dadas em projectos anteriores como o Green Campus.

Neste projecto a área de intervenção selecionada são 40 casas de acolhimento de crianças e jovens, com o objectivo integrado de fomentar a eficiência energética nas instituições, promover a sensibilização dos jovens e desenvolver mecanismos de inovação social e partilha de conhecimento.

A implementação do projecto implica um trabalho de equipa entre os utilizadores das instituições (jovens, funcionários e administradores) e os alunos do IST que irão proceder ao diagnóstico energético dos lares sob a forma de “auditorias simplificadas” e elaboração dos respetivos relatórios com a recomendação de medidas a adoptar.

A participação de estudantes universitários do Instituto Superior Técnico (IST) com formação específica na área de Energia (Mestrado em diversas áreas de Engenharia, nomeadamente Mecânica, Ambiente, Civil e também Arquitetura) permitirá a aproximação dos estudantes ao trabalho em contexto real. Os conhecimentos adquiridos, criatividade e inovação para a implementação de atividades relacionadas com a eficiência energética nas casas de acolhimento poderá proporcionar benefícios de elevado valor para as instituições, mas significa também uma  também a valorização do  potencial humano dos formandos.
É de realçar ainda que este projeto tem a possibilidade de ser replicado noutros contextos.

O projecto Crescer com efeiciência tem associada uma importante campanha de informação e sensibilização para a temática da Eficiência Energética,  através da realiazação de "desafios" destinados sobretudo aos residentes das casas de acolhimento e concebidos tendo em consideração as diferentes faixas etárias da comunidade das IPSS. Pretende-se assim garantir o envolvimento das crianças e jovens no projeto através de atividades didáticas e divertidas, adequadas ao seu nível de ensino.

 

Objectivos

·       Contribuir para ganhos de eficiência energética das casas de acolhimento dos jovens;

·       Fazer um diagnóstico dos equipamentos e hábitos associados à sua utilização;

·      Promover alterações comportamentais e consciencialização da importância da eficiência energética no dia-a-dia de cada um;

·       Reforçar laços de entreajuda, partilha e participação de todos os residentes na casa;

·      Contribuir para aquisição de conhecimentos e sensibilização energética dos funcionários das casas de acolhimento, conseguindo desta forma um efeito multiplicador do projeto. Cada funcionário tenderá a reproduzir comportamentos eficientes na sua casa sobretudo quando verificar os resultados ao nível da poupança;

·       Fomentar os trabalhos de grupo e a coesão entre jovens na casa;

·       Desenvolver conhecimento sobre eficiência energética junto dos responsáveis das instituições;

·       Promover a cidadania e a participação;

·       Formar e sensibilizar os funcionários das instituições na área da eficiência energética.

 

 

Parceiros

Instituto Superior Técnico (Centro de Investigação IN+); INTELI

 

 
  • Bookmark and Share