POCACITO - POst-CArbon CIties of TOmorrow


 




 



Aprovado no âmbito do 7º Programa-Quadro da União Europeia, o projeto POst-CArbon CIties of TOmorrow - foresight for sustainable pathways towards liveable, affordable and prospering cities in a world context (POCACITO) junta à mesa, para além da INTELI, 12 prestigiadas universidades, institutos e centros de investigação provenientes de 11 países diferentes. Desenvolver uma visão de longo prazo que permita a promoção de um futuro sustentável ou pós-carbono para as cidades da União Europeia num contexto global é um dos principais objetivos da parceria. Com o horizonte em 2050 e tendo por base evidências e estudos de caso concretos, a equipa europeia pretende assim o desenvolvimento de um roadmap alicerçado numa abordagem holística que potencie o estabelecimento de estratégias que, simultaneamente melhorem a qualidades de vida dos habitantes das áreas urbanas europeias, promovam a prosperidade económica desses territórios e reduzam os impactos sobre o meio ambiente.
A par da capital portuguesa, Barcelona, Copenhaga/Malmö, Istambul, Litomerice, Milão/Turim, Offenburg e Zagrebe integram a rede de cidades que funcionará como um verdadeiro laboratório vivo na busca de propostas inovadoras para o desenvolvimento urbano sustentável de territórios dentro e fora da Europa. Pois, embora tenha como ponto de partida e estudo o território europeu, as ambições do POCACITO extravasam as fronteiras da Europa.  


Objectivos

Desenvolver um roadmap baseado em evidências para cidades da UE que permita a sua transição para sistemas pós-carbono até 2050.

Realizar um benchmarking 
aprofundado das melhoras práticas e estudos desenvolvidos ao nível europeu e internacional.

Desenvolver indicadores concretos, medidas, políticas e abordagens de gestão que permitam às cidades a implementação de estratégias pós-carbono.

Traçar uma perspetiva transversal dos principais desafios que as cidades europeias poderão enfrentar ao longo das próximas décadas, através da definição de tipologias de cidade, que servirão de base ao desenho de cenários típicos.

Desenvolver recomendações apropriadas a diversos contextos e instâncias de poder.
 
Promover uma estratégia participativa e de compromisso que permita diálogo entre representantes do poder, empresas, indústrias, instituições de ensino e cultura, agências e distribuidores de energia e a própria sociedade civil. 

Criar um "mercado de ideias" online, onde será partilhada informação recolhida ao longo do projeto e fomentado o intercâmbio de ideias, soluções, boas práticas e a criação de parcerias com diversas instituições de países fora da União Europeia, em particular o Brasil e a China.

 


Parceiros

Ecologic Institute gemeinnützige GmbH (Alemanha) - Líder da parceria, Fondazione Eni Enrico Mattei (Itália), Politecnico di Torino (Itália), INTELI - Inteligência em Inovação (Portugal), Center for European Policy Studies (Belgica), Joanneum research Forschungsgesellschaft Mbh (Áustria), IVL Svenska Miljoeinstitutet Ab (Suécia), Leibniz-Institut für Regionalentwicklung und Strukturplanung (Alemanha), Aarhus Universitet (Dinamarca), Instanbul Teknik Universitesi (Turquia), UNDP Croatia (Croácia), Univerzita Karlova Praze (República Checa). 

 

 

Conheça melhor o projeto


  • Bookmark and Share