Cidades

 

Intelligent Cities
O projecto Intelligent Cities permitiu gerar uma base de conhecimento e de boas práticas inerente à criação de espaços urbanos criativos no seio das cidades, traduzindo-se num elemento fundamental para a definição e fundamentação de instrumentos de política de cidades. Além do mais, potenciou a intervenção em cidades nacionais, nomeadamente em municípios que pretendiam levar a cabo projectos de regeneração urbana criativa.

Cerâmica
A INTELI tem vindo a cooperar com as duas organizações portuguesas integradas no consórcio criado para o desenvolvimento do projeto "Ceramics and CRafts Industries' Increased Cooperation" - a Câmara Municipal de Alcobaça e a ADERE. O trabalho realizado pela INTELI traduziu-se na elaboração de uma análise SWOT sobre o setor, a partir da qual foi desenvolvido um Manual de Boas Práticas aplicadas aos sectores da cerâmica e artesanato, enquanto indústrias criativas. Tendo como área de intervenção piloto a região Oeste a INTELI, em coordenação com os parceiros nacionais, delineou um documento com recomendações e um Plano de Acção. Estes documentos serviram de inspiração para outros parceiros internacionais, como por exemplo o Município de Baia Mare (Roménia) que decidiu adotar as boas práticas observadas em Portugal, através da implementação de projetos concretos.

Serpa Criativa

A Câmara Municipal de Serpa convidou a INTELI para elaborar um Plano Estratégico destinado a consolidar a integração de Serpa na rede de cidades criativas europeias. O PE "Serpa, Comunidade Criativa", mobilizou múltiplos stakeholders locais e contou com os contributos de empresas, associações do setor cultural e criativo e talentos. O trabalho desenvolvido pela INTELI identificou um elemento âncora diferenciador - a música - com potencialidade para colocar Serpa no mapa das cidades criativas de referência. A cultura musical da comunidade alentejana, que tem como expressão única e singular o "canto alentejano", associada a outras manisfestações artisticas é fator de atração para "talentos" e quadros qualificados ligados às indústrias criativas.

Crative Clusters

A criatividade pode ser motor do desenvolvimento económico de áreas urbanas de baixa densidade e não apenas de grandes cidades ou metrópoles. Este conceito base foi o ponto de partida para o projecto Creative Clusters, que nos últimos três anos (2009/2011) agregou um conjunto significativo de parceiros Europeus. A INTELI, enquanto parceira de conhecimento, desempenhou um papel dinamizador do projeto, tanto no período de discussão pública do Livro Verde "Unlocking the Potential of Cultural and Creative Industries" da Comissão Europeia em Julho de 2010, como posteriormente com a elaboração do guia de recomendações para as definição e adoção de estratégias baseadas na criatividade.

Paredes
- Cidade Criativa para o Design
A iniciativa centrou-se na elaboração do plano estratégico e no acompanhamento da implementação do projeto "Paredes, Cidade Criativa para o Design". Tratou-se de um projeto de regeneração urbana centrada no design e na criatividade em aliançã à tradição do município no sector mobiliário.

Rede ECOS
O projeto traduziu-se na elaboração do plano estratégico da rede ECOS - "Energia e Construção Sustentáveis" integrada por 7 municípios portugueses do Alentejo, Algarve e Centro. Tratou-se de uma candidatura apresentada pela rede ao programa das RUCI - Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação dos Programas Operacionais Regionais.

Serpa - Laboratório da Construção Sustentável da Terra
O projeto centrou-se na elaboração do plano estratégico, técnico e financeiro do Laboratório da Construção Sustentável da Terra a ser implementado no concelho de Serpa, integrando missão, objetivos, eixos de intervençao, recursos humanos, equipamentos, orçamento, parcerias, etc.

Serpa - Eco-quarteirão
O objetivo do projeto foi a elaboração do plano estratégico para a regeneração urbana sustentável de um conjunto de antigos edifícios em Serpa, com vista à criação de um eco-quarteirão.

Serpa - Eco-vila
O objetivo do projeto foi a elaboração do plano estratégico para a criação de uma eco-vila num terreno sito no concelho de Serpa. Trata-se de um projeto de construção nova baseado nos princípios de eficiência energética, uso de energias renováveis, etc.

Torres Vedras - Plataforma Tecnológica de Torres Vedras
O projeto centrou-se na elaboração do plano estratégico, técnico e financeiro para a Plataforma Tecnológica de Torres Vedras, centrada nas energias renováveis com foco no hidrogénio.

 

Mobilidade

Mobi.Europe
O MOBI.Europe é um projeto financiado pela Comissão Europeia que tem como objetivo demonstrar a maturidade tecnológica da mobilidade elétrica. Assenta em quatro pilotos (Portugal, Irlanda, Holanda e região da Galiza) e pretende contribuir para um mercado aberto à escala Europeia de serviços para veículos eléctricos.

BATTERIE
Projecto europeu de suporte aos decisores públicos na implementação de políticas que acelerem a transição para sistemas de mobilidade menos intensivos em carbono. Esta iniciativa abrange as regiões europeias do arco Atlântico, designadamente, Portugal, Norte de Espanha, Norte de França, República da Irlanda e as regiões ocidentais do Reino Unido (incluindo Escócia).

MobicarInfo
Desenvolvimento e produção de prototipo de sistema de infotainment (informação e entretenimento) para veículos eléctricos. Este sistema inclui uma solução avançada de navegação que combina opções de transporte público e privado e que considera factores como a autonomia real do veículo (eléctrico) e a localização dos postos de carregamento na determinação da rota ideal.

MobiOS
Desenvolvimento de uma solução de TI que facilite a integração, o suporte e a disponibilização de informação e serviços que permitam o desenvolvimento eficaz, eficiente e flexível de um universo de aplicações direccionada para a mobilidade sustentável. Trata-se de um sistema operativo que facilitará o desenho e desenvolvimento, ou instanciamento numa mesma arquitectura, de aplicações distintas como a gestão de sistemas de carregamento de veículos eléctricos, a gestão de sistemas de bikesharing e carsharing ou a gestão de frotas.

Auditec
Auditoria tecnológica e de inovação para as empresas

Ceiia-ce

Concepção, desenvolvimento e implementação do Centro de Engenharia do CEIIA-Centro para a Excelência e Inovação na Industria Automóvel

Desenvolvimento de fornecedor da indústria automóvel
Dimensionamento, concepção de processos, planeamento e arranque de uma nova unidade industrial de fabrico de módulos para a indústria automóvel; apoio na elaboração de plano estratégico e comercial da nova unidade industrial.

Factura da mobilidade
Gestão da mobilidade como um serviço integrado

Global AutoParts
Primeiro estudo de caracterização e análise da indústria automóvel portuguesa para uma nova estratégia

Icaro
Estudo e implementação de estratégias e planos de acção para o desenvolvimento e projecção internacional de regiões automóvel

Inauto
Concepção, implementação e gestão de primeiro programa integrado de suporte ao desenvolvimento da indústria automóvel portuguesa

Internacionalização das PME´s
Estudos de oportunidade de investimento, mercado, localização e viabilidade económica

Istrat
Sistema de informação estratégica para a indústria automóvel

Nortinov
Estratégia Regional de Inovação para o Norte de Portugal

Projecto Módulo Assento
Coordenação, orçamentação, planificação e acompanhamento do projecto Módulo Assento para automóvel desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de 6 fornecedores nacionais da indústria automóvel e 3 Universidades e Centros Tecnológicos, incluindo apresentações do projecto a potenciais clientes e implementação da ferramenta de desenvolvimento colaborativo, com base na filosofia de Design Studios, centralizada no IN+, do Instituto Superior Técnico

Webasto
Consultoria para implantação de fábrica de sistemas auto no Parque Industrial da VWAE 


  • Bookmark and Share