Uma iniciativa sem precedentes

 

 

 

O Sistema Nacional de Integridade é uma iniciativa anti-corrupção sem precedentes que, em Portugal,  está a ser promovido pela INTELI, TIAC e ICS-UL.  O projecto integra-se numa iniciativa da Transparência Internacional que está a ser desenvolvida em 26 países da Europa.

Este estudo tem como objetivo geral avaliar a extensão e as causas da corrupção em cada um dos países parceiros e monitorizar a eficácia dos esforços nacionais de combate à corrupção. Para isso, será feita uma extensa análise documental, realizadas entrevistas a atores privilegiados (na academia, na administração pública, na esfera política, no setor empresarial, na comunicação social e na sociedade civil) e validados indicadores de desempenho. Trata-se de uma abordagem consultiva que envolve os principais agentes de combate à corrupção no governo, sociedade civil, empresas e outros setores relevantes. 

A INTELI, para além de desenvolver actividades de investigação, é a entidade responsável pela coordenação das iniciativas de advocacy e divulgação de resultados do projecto.

Objectivos

- Identificar os pontos fracos e fortes dos sistemas de anti-corrupção em Portugal

- Melhorar a compreensão dos riscos da corrupção na Europa

- Criar coligações nacionais e regionais multifacetadas

- Apelar à ação anti-corrupção ao nível nacional

- Fortalecer as organizações da sociedade civil contra a corrupção

Parceiros

TI - Transparência Internacional, TIAC - Contato Português da Transparência Internacional, ICS-UL - Instituro de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa e DCIAP - Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

 

Mais informação  www


 
  • Bookmark and Share