Mais Transparência

 

A Transparência é um tema que está intrinsecamente ligado à missão da INTELI e que para além de uma área de trabalho é um objetivo em si mesmo. Mais Transparência significa uma sociedade civil mais participativa, melhor democracia e uma economia mais eficiente e solidária.

Nos últimos anos, a INTELI tem vindo a abordar este tema, centrando a sua actividade no estudo dos riscos associados à falta de transparência, como a corrupção, e formas de robustecer e tornar mais transparentes os processos institucionais. Ainda nesta área, a INTELI tem vindo a analisar o impacte da falta de transparência, nomeadamente ao nível dos seus custos associados e do seu efeito na geração de pobreza.

Uma das primeiras áreas estudadas neste âmbito foi a da Defesa. As aquisições militares e os respectivos processos de contrapartidas têm sido analisados para identificar fragilidades e propor alterações que aumentem a transparência e mitiguem o risco de desvios, como a corrupção.
É, também, prioridade da INTELI na área da Transparência, desenvolver mecanismos de acção preventiva e fiscalização e instrumentos eficazes para a promoção sustentável da transparência e integridade, nomeadamente no sector privado.

 

Áreas Estratégicas

INVESTIGAÇÃO - Desenvolvimento de conhecimento na área da transparência e combate à corrupção.

ADVOCACY - Participação no processo de tomada de decisões políticas, no âmbito do combate à corrupção, tendo por base intelligence e conhecimento.

PROMOÇÃO DE PRÁTICAS DE COMPLIANCE - Promover práticas de compliance junto do meio empresarial, divulgando o seu potencial em termos de mitigação de riscos reputacionais e operacionais.

DINAMIZAÇÃO DE PARCERIAS - Colaboração com instituições nacionais e internacionais com conhecimento e trabalho desenvolvidos na área da transparência, corporate governance e combate à corrupção.

 

Parceiros
 

  • Bookmark and Share