22-10-2014

Conferência Smart Cities: as pessoas primeiro


A conferência Internacional “Smart Cities It’s all about people”, promovida pela INTELI, reúne esta sexta-feira nas caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia um painel de referência de oradores internacionais e nacionais que nos últimos anos colocaram na agenda das políticas públicas um novo paradigma de desenvolvimento das cidades.

Espaços de grande concentração populacional, ponto de encontro das actividades culturais, criativas, económicas e financeiras, as cidades são também, por isso mesmo, os territórios onde se colocam os maiores desafios à escala local, nacional e global. Esta conferência tem como objetivo realizar uma abordagem integrada da gestão inteligente das cidades, conjugando os desafios dos espaços urbanos com soluções inovadoras, sustentáveis e inclusivas. Pensar e fazer local para ganhar a competitividade à escala global.

 Os constrangimentos de uma sociedade em mudança exigem novas respostas. Pode a tecnologia ser a panaceia de todos os problemas? Qual o papel da cultura e da criatividade na construção de um território urbano inclusivo, um território de todos? O tema da conferência coloca os cidadãos no centro de todas as soluções. Nesse sentido os oradores convidados, com experiências profissionais diversas permitem uma abordagem holística, onde todos os caminhos se reencontram na qualidade de vida das pessoas. Agentes do conhecimento e do desenvolvimento de políticas públicas, os oradores trazem a experiência de casos inovadores na aplicação do conceito de Smart Cities em realidades tão diversas como Portugal, o Reino Unido, Itália, Espanha e Brasil.

 A INTELI tem mantido com os parceiros nacionais e internacionais uma relação de partilha de conhecimento e desenvolvimento de projetos exemplares, com potencial para a sua replicação noutros contextos. Exemplo desse trabalho desenvolvido a nível nacional é a aplicação do Índice Smart Cities às cidades da rede Living Lab RENER.

Para mais informações consultar:

http://www.smartcitiesitsallaboutpeople.net

http://smartcitiesportugal.net/


  • Bookmark and Share
13-1-2015

13-15 de Janeiro de 2015 – CREALAB participa no European Creative Hubs Forum em Lisboa



No dia 13 de Janeiro de 2015, a INTELI apresentou o projeto Crealab no EUROPEAN CREATIVE HUBS FORUM em LISBOA , juntamente com a CLAND, como um caso de estudo de Living Labs criativos. Este...

22-10-2014

Conferência Smart Cities: as pessoas primeiro



A conferência Internacional “Smart Cities It’s all about people”, promovida pela INTELI, reúne esta sexta-feira nas caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia um painel de referência de oradores...