8-10-2014

Redução da fatura energética em 40 instituições


O Centro de Investigação IN+ do Instituto Superior Técnico, a INTELI e a Entrajuda, iniciaram uma parceria para o desenvolvimento do projecto Crescer com Eficiência, no âmbito do PPEC (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo) 2013/2014, promovido pela ERSE.

O projeto incide sobre 40 casas de acolhimento de crianças e jovens, com o objectivo integrado de fomentar a eficiência energética nas instituições, promover a sensibilização dos jovens e desenvolver mecanismos de inovação social e partilha de conhecimento. Após uma consulta a um universo alargado de instituições em todo o País foram selecionados 25 lares de infância e juventude e 15 centros de Acolhimento (CAT) com uma distribuição geográfica que abrande todo o território nacional.

Crescer com Eficiência vai chegar a cerca de 900 jovens com idades compreendidas entre os 0 e os 21 anos. As medidas de sensibilização vão envolver também os funcionários das instituições de acolhimento. As mensagens que chegaram no âmbito das candidaturas revelam um grande entusiasmo da parte de todos e uma expectativa de redução efectiva da fatura energética. Este é aliás um problema com peso efectivo nas despesas das instituições, sobretudo porque grande parte das instalações tem mais de 10 anos e em alguns casos os edifícios têm mais de 50 anos. Crescer com Eficiência inclui o desenvolvimento de planos individuais de melhoria da fatura elétrica, tendo por base um diagnóstico traçado previamente a cada uma das instituições envolvidas, através de auditorias. Na sequência desse diagnostico serão colocados parelhos de medição de consumos.

Em paralelo realizam-se tas acções de sensibilização dos residentes e funcionários. Neste sentido, cada uma das instituições será desafiada a cumprir uma série de atividades didáticas, adequadas às diversas faixas etárias dos jovens e crianças envolvidos, cujo sucesso será recompensado com diversos prémios. As diferentes atividades do projeto “Crescer com eficiência” serão desenvolvidas até 2015 e poderão ser acompanhadas no site www.crescercomeficiencia.pt.


  • Bookmark and Share
13-1-2015

13-15 de Janeiro de 2015 – CREALAB participa no European Creative Hubs Forum em Lisboa



No dia 13 de Janeiro de 2015, a INTELI apresentou o projeto Crealab no EUROPEAN CREATIVE HUBS FORUM em LISBOA , juntamente com a CLAND, como um caso de estudo de Living Labs criativos. Este...

22-10-2014

Conferência Smart Cities: as pessoas primeiro



A conferência Internacional “Smart Cities It’s all about people”, promovida pela INTELI, reúne esta sexta-feira nas caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia um painel de referência de oradores...