<![CDATA[Noticias]]> http://www.inteli.pt Sun, 26 May 2019 02:28:26 +0100 Sun, 26 May 2019 02:28:26 +0100 (newsletter@inteli.pt) newsletter@inteli.pt Goweb_Rss http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[Portugal premia seis proyectos de ‘smart cities’ ]]> http://www.inteli.pt/pt/noticias/detail/id/444 http://www.inteli.pt/pt/noticias/detail/id/444 En el transcurso de la Green Business Week, celebrada en Lisboa, media docena de municipios lusos recibieron el sello de calidad otorgado por INTELI, organismo que promociona la innovación smart en Portugal, por sus proyectos innovadores para Ciudades Inteligentes

Ler artigo]]>
Mon, 20 Apr 2015 00:00:00 +0100
<![CDATA[13-15 de Janeiro de 2015 – CREALAB participa no European Creative Hubs Forum em Lisboa]]> http://www.inteli.pt/pt/noticias/detail/id/443 http://www.inteli.pt/pt/noticias/detail/id/443
No dia 13 de Janeiro de 2015, a INTELI apresentou o projeto Crealab no EUROPEAN CREATIVE HUBS FORUM em LISBOA , juntamente com a CLAND, como um caso de estudo de Living Labs criativos.
 
Este primeiro fórum europeu de hubs criativos, organizado pela ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e o British Council, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, contou com a presença de mais de 200 participantes, entre os quais gestores de centros criativos europeus, empresários das indústrias criativas e responsáveis políticos com o objetivo de debater oportunidades e desafios do setor.

European Creative Hubs Forum - Lisbon, Portugal - 13-15 January
http://creativehubs.org/en/echf-lisboa-2015/programa/n


]]>
Tue, 13 Jan 2015 00:00:00 +0000
<![CDATA[Conferência Smart Cities: as pessoas primeiro]]> http://www.inteli.pt/pt/noticias/detail/id/442 http://www.inteli.pt/pt/noticias/detail/id/442 A conferência Internacional “Smart Cities It’s all about people”, promovida pela INTELI, reúne esta sexta-feira nas caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia um painel de referência de oradores internacionais e nacionais que nos últimos anos colocaram na agenda das políticas públicas um novo paradigma de desenvolvimento das cidades.

Espaços de grande concentração populacional, ponto de encontro das actividades culturais, criativas, económicas e financeiras, as cidades são também, por isso mesmo, os territórios onde se colocam os maiores desafios à escala local, nacional e global. Esta conferência tem como objetivo realizar uma abordagem integrada da gestão inteligente das cidades, conjugando os desafios dos espaços urbanos com soluções inovadoras, sustentáveis e inclusivas. Pensar e fazer local para ganhar a competitividade à escala global.

 Os constrangimentos de uma sociedade em mudança exigem novas respostas. Pode a tecnologia ser a panaceia de todos os problemas? Qual o papel da cultura e da criatividade na construção de um território urbano inclusivo, um território de todos? O tema da conferência coloca os cidadãos no centro de todas as soluções. Nesse sentido os oradores convidados, com experiências profissionais diversas permitem uma abordagem holística, onde todos os caminhos se reencontram na qualidade de vida das pessoas. Agentes do conhecimento e do desenvolvimento de políticas públicas, os oradores trazem a experiência de casos inovadores na aplicação do conceito de Smart Cities em realidades tão diversas como Portugal, o Reino Unido, Itália, Espanha e Brasil.

 A INTELI tem mantido com os parceiros nacionais e internacionais uma relação de partilha de conhecimento e desenvolvimento de projetos exemplares, com potencial para a sua replicação noutros contextos. Exemplo desse trabalho desenvolvido a nível nacional é a aplicação do Índice Smart Cities às cidades da rede Living Lab RENER.

Para mais informações consultar:

http://www.smartcitiesitsallaboutpeople.net

http://smartcitiesportugal.net/
]]>
Wed, 22 Oct 2014 00:00:00 +0100
<![CDATA[Redução da fatura energética em 40 instituições]]> http://www.inteli.pt/pt/noticias/detail/id/441 http://www.inteli.pt/pt/noticias/detail/id/441 O Centro de Investigação IN+ do Instituto Superior Técnico, a INTELI e a Entrajuda, iniciaram uma parceria para o desenvolvimento do projecto Crescer com Eficiência, no âmbito do PPEC (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo) 2013/2014, promovido pela ERSE.

O projeto incide sobre 40 casas de acolhimento de crianças e jovens, com o objectivo integrado de fomentar a eficiência energética nas instituições, promover a sensibilização dos jovens e desenvolver mecanismos de inovação social e partilha de conhecimento. Após uma consulta a um universo alargado de instituições em todo o País foram selecionados 25 lares de infância e juventude e 15 centros de Acolhimento (CAT) com uma distribuição geográfica que abrande todo o território nacional.

Crescer com Eficiência vai chegar a cerca de 900 jovens com idades compreendidas entre os 0 e os 21 anos. As medidas de sensibilização vão envolver também os funcionários das instituições de acolhimento. As mensagens que chegaram no âmbito das candidaturas revelam um grande entusiasmo da parte de todos e uma expectativa de redução efectiva da fatura energética. Este é aliás um problema com peso efectivo nas despesas das instituições, sobretudo porque grande parte das instalações tem mais de 10 anos e em alguns casos os edifícios têm mais de 50 anos. Crescer com Eficiência inclui o desenvolvimento de planos individuais de melhoria da fatura elétrica, tendo por base um diagnóstico traçado previamente a cada uma das instituições envolvidas, através de auditorias. Na sequência desse diagnostico serão colocados parelhos de medição de consumos.

Em paralelo realizam-se tas acções de sensibilização dos residentes e funcionários. Neste sentido, cada uma das instituições será desafiada a cumprir uma série de atividades didáticas, adequadas às diversas faixas etárias dos jovens e crianças envolvidos, cujo sucesso será recompensado com diversos prémios. As diferentes atividades do projeto “Crescer com eficiência” serão desenvolvidas até 2015 e poderão ser acompanhadas no site www.crescercomeficiencia.pt.
]]>
Wed, 08 Oct 2014 00:00:00 +0100
<![CDATA[INTELi leva boas práticas em edificios verdes a Toledo]]> http://www.inteli.pt/pt/noticias/detail/id/440 http://www.inteli.pt/pt/noticias/detail/id/440 A INTELI participa  nos dias 30 e 31 de Outubro no Congresso Internacional sobre Energia e Ambiente promovido pela Universidade de Castilla-La Mancha -UCLM. Esta Instituição universitária tem sido considerada uma referência na promoção  do conhecimento e da interdisciplinaridade nas redes internacionais.

A presença da INTELI é valorizada com  a apresentação de um paper  subordinado ao tema Best Practices on Green Buildings Policies, o qual põe em evidência  os resultado do programa Re Green. Este projecto europeu tem como objectivos identificar politicas e promover medidas de eficiência energética e de construção verde, seguindo o novo paradigma de desenvolvimento sustentável.

 O Re Green resulta de uma parceria liderada pela INTELI  que envolve 10 países europeus: Portugal, Espanha, Suécia, Alemanha, Estónia, Romenia, Eslovenia, Polónia, Irelanda e Reino Unido.


Ver Abstract]]>
Mon, 29 Sep 2014 00:00:00 +0100